" É no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade." Immanuel Kant

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Projetos de Trabalho


                     Os projetos de trabalho fazem parte de uma concepção pedagógica que pretende ressignificar a prática educativa. Vincular a aprendizagem a situações reais é algo inovador e transgressor, já que ressitua a concepção tradicional conteudista da escola. Professor e aluno se tornam ativos no processo de ensino aprendizagem e dialogam o tempo todo com os saberes oriundos das descobertas, da construção do conhecimento. As disciplinas escolares compõe, desta forma, os interesses dos educandos e deixam de ocupar apenas o currículo para se transformarem em conhecimentos inerentes à vida do aluno. Como nos esclarece HERNÁNDEZ (2000):

Trabalhar a partir de projetos pressupõe não se verem meninos e meninas só como alunos, como aprendizes, mas como sujeitos, levando em conta suas histórias, suas biografias, suas preocupações. Introduz-se a pesquisa em sala de aula. Os alunos aprendem a pesquisar e a utilizar esta prática no futuro, autonomamente, em outros momentos de suas vidas. Enfim, redefine-se o papel dos conteúdos, das disciplinas, da organização do tempo e do espaço.

À medida que os alunos estabelecem as estratégias de busca, organização e estudo de diferentes formas de pesquisa, novos conceitos e habilidades vão sendo apreendidos mediante a construção do conhecimento de forma individual e/ou coletiva. A cooperação entre educador e educandos torna todos co-participantes do processo de busca sem que haja detentores dos saberes, o que torna a educação uma forma mais democrática e igualitária de acesso ao conhecimento.
As respostas resultam na formação de novos conceitos e de novas indagações, o que proporciona matéria para novas buscas, novos projetos resultando numa prática sempre conectada às diferentes disciplinas para a efetiva compreensão da realidade.

Essa perspectiva enfatiza a problematização de situações e a busca efetiva de soluções como caminho para envolver os alunos em um processo rico e dinâmico, no qual vão aprendendo, de forma não fragmentada, a compreender e a intervir no mundo em que vivem. (MEC, 1998)

A aprendizagem, realmente torna-se mais significativa e prazerosa. A necessidade de conhecer o mundo em que estamos de forma significativa nos é ilustrada por MORIN (2003):

No momento em que o planeta tem, cada vez mais, necessidade de mentes aptas para analisar e resolver na sua complexidade os seus problemas fundamentais e globais, os sistemas de ensino, em todos os países, continuam a parcelar e a separar os conhecimentos que deveriam ser religados, continuam a formar mentes que apenas privilegiam uma única dimensão dos problemas, ocultando os outros. Assim, a nossa formação escolar e universitária continua a fazer de nós cegos políticos e impede-nos de assumir nossa condição terrestre. Daí a urgência vital de se educar para a era planetária. 

Morin nos traz a perspectiva de que nossa era carece de sujeitos autônomos que necessitam do pensamento complexo. Os projetos de trabalho, desta maneira, capacitam o indivíduo a buscar as respostas, a ter indagações pertinentes ao mundo que o cerca. 
A finalidade social a que os projetos de trabalho se prestam justifica sua prática e se torna o motivo pelo qual o educador deve se aperfeiçoar constantemente na busca pelos meios que levam à prática de fomentar a equidade e a justiça social.

Bibliografia utilizada:
HERNÁNDEZ, Fernando. Jornal do Brasil, 27/08/2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Secretaria de Educação a Distância. Diários, Projetos de Trabalho. Cadernos da TV Escola. PCN na escola. Brasília, 1998.
MORIN, Edgar. Educar para a Era Planetária. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

2 comentários:

  1. Olá Livian, conheci hoje seu blog e gostei bastante do material que publica aqui. Queria registrar isso e desejar um ótimo 2012 para você.

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  2. Obrigada professor Bauru!!! É um imenso prazer saber que gostou. Ótimo 2012 pra você também!

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