" É no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade." Immanuel Kant

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Alfabetizar para um mundo melhor!

As funções sociais da leitura e da escrita não podem ser ignoradas no processo de construção da leitura e da escrita pelos alunos. Saber que ler e escrever, compreendendo o sistema de comunicação sistematizado do entorno, abre os horizontes e resulta na inserção social do sujeito, de forma autônoma, é fundamental para que o professor consciente atue.

O processo de aquisição da leitura e escrita pode sofrer muitas interferências que dificultam o progresso do educando. Encorajar os alunos, ressaltando suas potencialidades é de suma importância para minimizar os possíveis obstáculos. Ninguém aprende com o rótulo do fracasso pregado diariamente.

A leitura e a escrita devem ter significado e pertencer a um contexto. Dentro de um assunto que o aluno já conhece ou se interessa em conhecer, a compreensão é aguçada e a vontade de aprender é despertada. Leituras em diferentes tipologias (revista, jornal, receita, fábula, conto, poesia etc), jogos de construção de leitura e escrita, leitura e produção de textos coletivos, leitura imagética...

É muito importante que o professor reconheça o estágio em que o aluno se encontra, tanto na leitura quanto na escrita, e ofereça desafios para que ultrapassem a fase em que se encontram. Os desafios lúdicos são bem mais interessantes por fazer parte do universo infantil e ativar redes neurais que facilitam a percepção, atenção e aprendizado.

As atividades de recuperação paralela também são importantes mecanismos no trabalho com a heterogeneidade das classes. Bingo, forca, formação de palavras e frases com letras móveis, recorte e colagem de sílabas são exemplos de atividades que podem ser exploradas em todos os níveis.


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